Visão para uma Escola da Esperança
As
crianças e os jovens são os portadores do futuro do nosso planeta. Cada
criança traz consigo diretamente o poder autêntico para a paz. As
crianças necessitam de proteção contra a loucura e violência do mundo de
hoje e necessitam de adultos que ajam pela vida e contra a guerra com
todo o seu poder. Elas necessitam dum espaço com honestidade e confiança
onde possam viver e aprender e onde se sintam em casa. Possuem um
grande poder de auxiliar na proteção da vida, dos animais, das plantas e
das pessoas. Uma das tarefas mais importantes da «Escola da Esperança»
em Tamera é proteger e fortalecer este seu poder de auxiliar e de
promover a paz.
A escola internacional «Escola da Esperança» é
um local de aprendizagem para crianças e jovens de todo o mundo.Está
inserida no sistema de formação global «Campus Global» do Centro
Internacional de Pesquisa para a Paz de Tamera, no Sul de Portugal.
A Associação G.R.A.C.E. é a entidade responsável por esta escola privada
que se encontra na fase de concessão final. O pedido de reconhecimento
estatal da escola deu entrada em fevereiro de 2012 junto das autoridades
portuguesas para a formação e a educação.
Pedagogos experientes, artistas, professores de
teatro e pais trabalharam neste novo plano de aprendizagem, com base na
sua vasta experiência de anos dedicada à escolarização «privada» e nos
inúmeros projetos com os grupos interculturais de crianças e jovens de
Tamera. Este trabalho de planificação foi aprofundado em intercâmbio com
outras escolas com programas de reforma da educação escolar e através
de estudos de literatura com fundamentos científicos sobre o processo de
vida natural dos seres humanos.
Um Novo Mundo Requer uma Nova Educação
Vivemos numa situação mundial que clama urgentemente por respostas, no que diz respeito aos nossos fundamentos de vida a nível ecológico, econômico ou social – a sustentabilidade ecológica e a cooperação são, mais do que nunca, necessárias para o futuro da humanidade.
Como
pode uma escola dar resposta aos desafios que a humanidade em
permanente transformação lhe coloca? Com que formato de escola
protegemos e apoiamos a autenticidade do interesse pela vida, que é o
vigor germinativo de cada criança e de cada pessoa, para que, na acepção
de Albert Einstein, pensar o futuro faça da guerra algo impossível de
acontecer?
«As nossas escolas têm de ser transformadas
em biótopos de aprendizagem, nos quais os jovens sejam inspirados e se
entusiasmem satisfazendo a curiosidade e dando forma ao seu mundo de
modo consciente e responsável. A aprendizagem, liberta de influências
hierárquicas, deve conduzir a uma partilha criativa entre os
aprendentes. Não uma aprendizagem memorizada, mas antes conhecimento e
aptidões adquiridos de forma autónoma são os requisitos que se impõem
aos criadores do século XXI» (Prof. Dr. Gerald Hüther, neurocientista)
Fundamentos relativos ao plano de aprendizagem
Num plano de aprendizagem holístico, as
curiosidades criativas das crianças e dos jovens e a capacidade de
moldar e renovar o futuro são protegidas e fomentadas. A imprescindível
alegria e o entusiasmo pela aprendizagem são consolidados através de
experiências de aprendizagem positivas. As formas e os conteúdos da
aprendizagem devem fazer justiça ao elevado nível espiritual das
crianças e dos jovens, às suas verdadeiras questões, à sua busca de
sentido e de orientação. Tal como a experiência infantil, o mundo nunca é
passível de ser classificado traçando fronteiras de áreas
especializadas sem que se perca o contexto. É por isso que na nossa
escola conferimos uma grande importância quer às propostas de ensino e
aos projetos interdisciplinares (como o teatro), quer também à
aprendizagem conjunta em grupos etários mistos. A escola orientar-se-á
pelos objetivos centrais e pelas competências de base dos planos
nacionais de aprendizagem. Adicionalmente, integra outros domínios de
aprendizagem importantes bem como conteúdos do saber de todas as áreas
especializadas importantes para o desenvolvimento humano e sustentável
dos jovens. Para esse fim, Tamera oferece uma atmosfera de aprendizagem
frutuosa para o saber imprescindível da sustentabilidade em ecologia,
tecnologia e conhecimento da área social.
Confiança – Comunidade – Convivência intercultural
Na Comunidade de Pesquisa de Tamera as crianças e
os jovens estão em contacto com investigadores empenhados na promoção
da paz e do futuro, assim como com crianças de todo o mundo. É nossa
convicção que a experiência da convivência com diferentes culturas
constitui uma base decisiva para a compreensão de outros modos de vida e
uma capacidade de resolução de conflitos orientada para a cooperação.
Além disso, esta oferece uma oportunidade orgânica para a aprendizagem
de diferentes idiomas, um importante objetivo de aprendizagem da nossa
escola. A experiência de enquanto pessoa se sentir completamente bem
entre pessoas é um importante fundamento sobre o qual pode desenvolver o
seu potencial e a sua participação no todo. As crianças e os jovens dos
convidados e oradores internacionais podem frequentar a nossa escola
temporariamente, por forma a poderem depois reintegrar-se facilmente nas
respetivas escolas nas suas terras natais. Um dos nossos grandes
anseios é integrar a escola e a vida das crianças nesta região
portuguesa e aprender a história, a cultura e a língua do país. É também
para nós importante a cooperação com escolas públicas da vizinhança e
com escolas modelo em Portugal. A escola internacional está aberta para
as crianças portuguesas da região. A par dos professores de língua
materna alemã e inglesa, os professores portugueses são elementos
importantes na equipa de mediadores da aprendizagem da escola.
Visão e desenvolvimento da escola
Uma equipa continua a trabalhar permanentemente
na visão e no desenvolvimento da escola. É responsável pela formação
contínua interna do pessoal da escola e trata do intercâmbio com
cientistas e representantes de outras escolas com programas de reforma
da educação escolar.
Além disso, está prevista para o outono de 2013 a
realização de uma Conferência Internacional sobre Educação com
pedagogos experientes no domínio do «Campus Global» de Tamera, com o
objetivo de apoiar a continuação do desenvolvimento sustentável das
escolas a nível global. Também os jovens alunos empenhados devem poder
envolver-se neste encontro educacional enquanto fonte de inspiração e
cocriadores de uma «Nova Aprendizagem».
«Apenas quem pensa de forma radicalmente
diferente será capaz de recriar. É preciso uma mudança radical na nossa
cultura de aprendizagem, um processo de transformação das nossas
instituições educativas. Por isso: Nada de reparações no velho sistema,
Precisamos de uma nova forma de pensar também nas nossas escolas!
Precisamos da coragem para a visão.» (Margret Rasfeld, Diretora da escola modelo ESBZ [Evangelische Schule Berlin Zentrum] em Berlim; Membro no Diálogo para o Futuro, do Governo Federal alemão, na qualidade de perita em educação escolar)
Conceitos-chave da “Escola da Esperança”
1. As crianças são seres cósmicos
"Sentir-se
em casa é encontrar abrigo num todo maior." (D. Duhm) O cuidar com
respeito e a proteção da vida de todos os seres do nosso planeta azul
estão acima de tudo. Cada criança e cada adolescente carrega uma semente
humanitária e de compaixão. Cuidar dela e fazê-la crescer é o objetivo
mais importante da " Escola da Esperança ".
2. "O pensar do futuro tem de tornar as guerras impossíveis" (Albert Einstein)
As fundações para uma futura cultura de paz são construidas nas
escolas. “A guerra é sempre uma derrota para a humanidade.” (Papa
Francisco ). A compreensão e o conhecimento sobre a diversidade das
culturas humanas são o pressuposto para o entendimento e cooperação
intercultural. A Escola da Esperança está aberta às crianças da região e
a crianças de todos os países.
3. Os conteúdos de aprendizagem devem transmitir os conhecimentos para um futuro que valha a pena viver
Na
Escola da Esperança deverão ser transmitidos conhecimentos sociais,
ecológicos e tecnológicos. Daí surgirá uma consciência global para a
preservação dos recursos naturais do nosso planeta e para a coabitação
em confiança entre todos os seres vivos.
4. Motivação intrínseca em vez de imposição - a aprendizagem é um processo natural da vida que acontece por si mesmo
Em
situação de confiança e de estima mútua, a aprendizagem obedece aos
ritmos orgânicos da energia vital. “Porque é que a lua não cai do céu?”,
“Por que existem guerras?”. Crianças e adolescentes têm grandes
questões. Se puderem colocar essas questões e encontrar verdadeiras
respostas, isto vai originar confiança e motivação intrínseca para
aprender com grande alegria e competência.
5. "Eu sou... eu quero... eu consigo" – A aprendizagem obedece ao percurso de desenvolvimento interior de cada indivíduo
As
crianças vêm ao mundo com talentos distintos. O desenvolvimento de seu
potencial individual precisa de um ambiente educativo em que estes sejam
reconhecidos e apoiados. Cada criança segue o seu próprio plano de
desenvolvimento interno num caminho de aprendizagem individual.
6. O mundo é um organismo holístico
Tal
como as experiências de uma criança, o mundo não pode ser dividido em
categorias/disciplinas, sem que se perca a noção do contexto. Na
sinergia entre a pesquisa ativa e a perceção cognitiva são envolvidas
todas as faculdades de compreensão do ser humano. É daí que se
desenvolvem a competência de ação e o conhecimento, holísticos e
ancorados celularmente.
7. "É preciso ter um caos em si, para poder dar à luz uma estrela dançante." (Friedrich Nietzsche)
A
criatividade é a base de todo o processo de criação. Ela é a fonte dos
jogos e da aprendizagem livre das crianças. Em "campos criativos " de
espaços de aprendizagem interativos com grupos etários mistos, o
potencial criativo pode desenvolver-se, estando então à disposição da
humanidade como qualidade para a criação do futuro.
8. Liberdade e orientação complementam-se mutuamente
A
aprendizagem eficaz e livre acontece no equilíbrio certo entre a
orientação e a liberdade, o caos e a ordem, o ritmo e a espontaneidade.
Os limites e as regras com sentido fornecem o espaço protegido no qual a
vida pode desenvolver-se livremente.
9. Do "eu" ao "nós" - A experiência da confiança e da solidariedade em comunidade
As
crianças precisam do enquadramento humano de uma comunidade estável
para crescer saudavelmente. Aquele que, desde a primeira infância,
experienciar a confiança no seio da família, dentro da comunidade das
crianças e na escola, será capaz de co-criar ativamente uma “comunidade
mundial” humanitária.
10. Moldar o futuro requer prontidão para a "Aprendizagem ao Longo da Vida"
"Não
mudar apenas as escolas, mas sim a vida." Acompanhar crianças significa
mudar-se a si mesmo. A escola pode desenvolver-se sempre que o ambiente
escolar tiver capacidade auto-reflexão e desenvolvimento permanentes.
As escolas do futuro estarão em processo de desenvolvimento contínuo
através da cooperação entre elas, e devido às novas descobertas
científicas.
Fonte: http://www.tamera.org/pt/educacao/criancas-e-jovens/quem-somos/
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