Assista ao Vídeo Manifesto dos Indigos - Os Visionários do Caminho





Permacultura & Tecn. Sustentável

 

CONCEITOS: Permacultura e a Casa Sustentável 

 

Permacultura, uma definição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceito - O que é permacultura?



O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.

Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. 
Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas, que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos. 

No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.

Permacultura é uma palavra formada pela união de ¨permanente¨ e ¨agricultura¨ e representa uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura.

Desenvolvida no começo dos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holgren, é uma metodologia agrícola que proporciona um desenvolvimento integrado da propriedade rural de maneira a manter os ecossistemas produtivos com diversidade, estabilidade e resistência.

É um ecossistema agrícola completo, um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes ou auto-perpetuantes úteis ao homem. A permacultura é baseada no respeito a todas as formas de vida, nos processos naturais e na sabedoria das culturas nativas.
Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina académica, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdisciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitectura, ciências naturais, economia solidária, etc..

E dentro de tudo isso o que ela trouxe de novo foi a sua metodologia de design.
Como elementos do design, a permacultura trata de plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno para criar ambientes humanos em harmonia com a natureza.

 

Introdução à Permacultura







O que é Permacultura? Marcelo Bueno, do IPEMA, nos dá uma introdução à disciplina que ensina o homem a trabalhar em harmonia com a natureza.



A Casa Sustentável - conceito


É aquela casa onde a água da chuva que entra não sai. O lixo tem lugar certo, vira composteira. E a energia usada é normalmente a do sol, etc.
"A Casa Sustentável deve ser um local de convivência em harmonia com o ambiente circundante, que promova o conforto e o bem estar de seus moradores, ao mesmo tempo que existe de forma sustentável e eficiente, desde a fase de projeto, construção, até a habitação definitiva, a partir dai permanecendo ainda sustentável em seu funcionamento, devendo explorar para seu suprimento energético primeiramente as fontes de energia renováveis disponíveis, gerenciando os recursos finitos como a água com inteligência e criatividade, buscando sempre reduzir e reutilizar o que for possível, promovendo assim um menor impacto ambiental, contribuindo para a saúde física e mental de todos os seres"




Construção que utiliza os princípios da Permacultura, localizada no IPEP - Instituto de Permacultura e Agrovilas de Bagé-RS




Arquitetos do "Projeto Recriar" ensinam moradores a construir casas populares sustentáveis com baixo orçamento.





Construccion de un ecodomo con superadobe paso a paso,,,para información sobre cursos de bioconstruccion con superadobe en mexico visita: www.tierrafirme2012.com


* * * * * * * *


ENERGIA LIMPA: Gerador e Motor Magnético de Energia Infinita (energia grátis, energia livre) 






Inundações de terras, desapropriações, lagos gigantescos, bilhões em investimento de mega construções, tudo isso é desnecessário, mas os especialistas dizem que é impossível gerar energia de uma fonte inesgotável e limpa para sustentar o país ou ao menos uma cidade.
Enquanto isso as pessoas que realmente vivem a realidade estão usufruindo das tecnologias simples e eficientes.


* * * * * * * *

Um Incrível Motor Magnético Perpétuo Sul Coreano



Um Motor Perpétuo funcionamento somente com ímãs. Violando totalmente as leis da física ortodoxa.



* * * * * * * *


MOTOR MAGNÉTICO: ENERGIA GRÁTIS, ENERGIA LIBRE





* * * * * * * *

Luz engarrafada: vídeo mostra invenção brasileira sendo usada no Quênia


luz_engarrafada3
 O mecânico brasileiro Alfredo Moser inventor da Lâmpada de Moser


Dom, 13 de Outubro de 2013 17:10


A ideia do brasileiro que inventou a "luz engarrafada" ganha dimensões internacionais: está iluminando casas pobres, comércios e escolas de Nairobi, no Quênia, sem usar energia elétrica.
O Queniano desempregado Matayo Magalasi descobriu a invenção, mostrada em agosto no computador de uma ONG.
Ele ele leu sobre Alfredo Moser, o mecânico brasileiro, de Uberaba - MG, que inventou uma lâmpada feita de garrafas de refrigerante.
Sem dinheiro, Magalasi começou a coletar garrafas de plástico no lixo e instalá-las em escolas e casas. 
Agora mães podem fazer serviços e leituras dentro de casa e crianças conseguem estudar melhor nas escolas.
O objetivo de Matayo é instalar 10 mil dessas lâmpadas sem eletricidade, para iluminar os bairros de lata de Nairobi.

A invenção

Utiliza garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de agua sanitária.
As garrafas são instaladas no telhado, com bico pra fora e o fundo para dentro da casa.
Esse fundo reflete a luz do sol dentro de casa, como se fosse uma lâmpada elétrica, porém sem gastar um centavo como energia.
O video abaixo mostra como a luz engarrafada está sendo instalada nas casas.




Veja no vídeo abaixo a invenção do brasileiro Alfredo Moser:





Veja agora, passo a passo, como fazer a lâmpada de Moser:






* * * * * * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário