O que significa
desenvolvimento integral, harmônico e holístico no marco da educação de hoje e
de amanhã? Por que é imprescindível implementá-lo para as crianças e jovens de
hoje? Por que também é vital para os adultos?
É uma revolução
extraordinária que toma a educação em suas diversas formas cujo resultado pode
ser também uma revolução extraordinária de nossa sociedade e planeta.
Porquê INTEGRAL?
Como fronteira destes
cadernos pedagógicos, entendemos por integral, uma educação ou um sistema de
crescimento pessoal e grupal que implique, entenda e atenda de maneira harmônica
e integrada os diferentes âmbitos: o desenvolvimento físico, emocional,
cognitivo, ecológico, estético-criador, intuitivo, espiritual, social,
multicultural e ético-solidário. A educação é como a saúde, é preventiva e
integral.
Conhecer a si mesmo
“O desenvolvimento
integral do Ser na educação, aponta Daniel Pacheco, terapeuta, o poder
conseguir nos meninos, meninas, adolescentes e jovens um descobrimento de todas
as áreas de sua vida. Isso envolve não somente aprender as matérias
intelectuais, como também desenvolver o lado físico, emocional e espiritual. E
quanto à matérias intelectuais, que Sejas de verdade cognitivas. Poder
investigar, descobrir e encontrar a si mesmo (Eureka!); não aprender de
memória. Um desenvolvimento verdadeiramente integral é uma dinâmica incessante,
onde uma coisa leva a outra. Por exemplo, uma técnica emocional induz a buscar
uma técnica mental, e assim sucessivamente. E isso nos incita também a
equilibrar-nos fisicamente. Tudo está ligado.
Integral é a interação
entre as diferentes disciplinas orientada a um bem comum, que aponta o
desenvolvimento da Pessoa como tal, não como um número ou um aluno a mais.
Conseguir que a pessoa encontre sua própria identidade, que é única e
maravilhosa, implica uma educação personalizada, com muito respeito as
diferenças, a maneira de ser, sentir, pensar e viver de cada um. De muito
respeito ao processo de cada um, envolvendo pelo menos, as quatro principias
áreas do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.
Isso é o
desenvolvimento integral: é viver conscientemente e de maneira equilibrada,
todos os aspectos da nossa vida, desde o mais físico até o mais espiritual.
Senão, estaremos defasados. Todos estes aspectos estão conectados uns com os
outros”. (Pacheco, 2009:cp).
Conhecer meu entorno
Alem de conhecer a si
mesmo, a educação integral implica conhecer (há que conhecer para poder
respeitar), alem de tudo os abanicos científicos e tecnológicos de nossa época,
nosso meio ecológico, social e multicultural. Ecológico par poder viver em
harmonia com nosso planeta Terra, com respeito, sem destruí-la. Social e
Multicultural, para poder co-construir uma sociedade de paz, fraternidade e
harmonia.
Contribuir
com o mundo
Assim,
temos que poder prestar nossa contribuição ao mundo com nossos talentos (cada
um tem dons importantes e únicos), cumprindo com nosso Propósito de Vida e
desenvolvendo plenamente nossa criatividade, para o qual ingressam duas áreas
fundamentais a desenvolver a partir do âmbito escolar e do caseiro desde a
tenra idade: a área estético-criadora e a área ética-solidária.
A
parte intuitiva
Uma
parte para incluir também ao desenvolvimento integral é a área intuitiva,
chamada Inteligência Intuitiva ou Energética (ver cap. Treze Inteligências,
p:134ss, do livro Pedagooogia3000). Trata-se de conhecer e poder perceber tanto
o meu meio interior como exterior a partir da intuição e dos diferentes níveis
de energias sutis. Sua importância está relacionada a aprender a reconhecer e
manejar estas energias ao entrar no Terceiro Milênio. Esta área ainda é
incipiente no âmbito escolar, mas poderia no futuro tornar-se uma matéria por
si só. No momento a idéia é aprender e capacitar-nos (Esta área esta descrita
no caderno #8, o Desenvolvimento Intuitivo Integral). É uma matéria tão
ampla que será objeto de uma série adicional de cadernos.
Desenvolvimento
pessoal dos professores
Finalmente,
a educação integral requer também do trabalho pessoal e crescimento interior
dos adultos que acompanham aos estudantes, quer dizer, principalmente dos professores
e dos pais.
“Neste
caso é importante que os professores tenham um caminho percorrido, isso
quer dizer que eles mesmos tenham experimentado e vivido este processo
integral. Senão, dificilmente poderão apoiar dito processo em outras pessoas.
Pelo menos parcialmente, e o resto se aprenderá na marcha, junto com as
crianças”, especifica Daniel Pacheco.
O Desenvolvimento Holístico
É basicamente o mesmo
que o desenvolvimento integral. Há países em que a palavra holística, não é
comum, muito menos aplicado à educação. Como disse Rubén Nanclares da Colômbia:
“Holístico é uma palavra mais pura e antiga; seu significado é que se potencie
a capacidade de criar no ser humano, que a educação humanize de verdade, sirva
para viver na realidade de cada um dos contextos e desenvolva as subjetividades
de cada um. Lembrando que tudo está ligado”.
Que se diga integral o
que se diz holístico (que na verdade soa melhor), ou que se inventem outras
palavras, o que importa afinal, é ir mais além da teoria e das idéias, e passar
à instrumentalização das mesmas e que realmente se leve a cabo em todos os
âmbitos da educação, do desenvolvimento pessoal e da vida. Quer dizer, tu e eu,
eles e elas que estamos lendo estes cadernos, que já o estão aplicando de uma
maneira ou de outra, que o vivem diariamente com seus alunos e filhos, que o
experimentam consigo mesmo como na Vida, são os que avançam, com erros,
avanços, retrocessos (aparentes), com pura intuição ou com muitos estudos, ou
com os dois, com a prática, impulsionados pela imperiosa necessidade de mudança
dos tempos atuais.
Educaçao tradicional do século
passado
|
Educação integral ou holística
|
Resultados da educação integral
|
Era só intelectual (em sua maior
parte)
|
Todas as áreas de desenvolvimento são
atendidas
|
Estudantes equilibrados, saudáveis.
Gozam de boa saúde
|
Era uniforme, se dava o mesmo.
|
Personalizado com respeito ao processo
de cada um
|
Estudantes plenos e com uma boa
auto-estima
|
Não buscava a plenitude e o bem
estar do estudante
|
Busca a plenitude e bem estar do
estudante
|
Estudantes conscientes de seu
propósito de vida
|
Repetia um modelo predeterminado
|
Busca a transformação pessoal e social
|
Estudantes criativos
|
Não se importava se a matéria
ensinada era útil ou não ao estudante e a sociedade
|
Se preocupa que a matéria ensinada
seja útil ao estudante e a sociedade (presente e futura)
|
Estudantes motivados e formados como
cidadãos conscientes e ativos
|
Não criava consciência ambiental
|
Busca o equilíbrio ecológico do
planeta
|
Estudantes com consciência ambiental
|
Era individualista e de algum modo
egoísta
|
Tem consciência dos demais, das
diferentes culturas, da união planetária
|
Estudantes que propensos a Cultura de
Paz
|
Tabela comparativa da educação tradicional do
século passado e da educação integral ou holística
Fonte: http://www.pedagooogia3000.info/html/cpedagooogicos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário