Assista ao Vídeo Manifesto dos Indigos - Os Visionários do Caminho





quinta-feira, 5 de março de 2015

10 Escolas Onde Você Não Iria Querer Cabular Aula




O ambiente é um dos fatores que mais afetam o aprendizado em uma escola ou faculdade. Sabendo disso, muitos 
arquitetos e designers têm se esforçado para recriar ambientes de aprendizagem, transformando as chatas e 
convencionais salas de aula em incríveis ambientes onde a criatividade e a inovação são estimulados. Utilizando 
cores, formas e propostas de ensino diferenciadas, estas são algumas das escolas que têm revolucionado, no 
mundo, o conceito de estudar.




1. Makoko Floating School – Lagos, Nigéria   

Contra as constantes enchentes da região de Makoko, na Nigéria, foi projetada uma escola flutuante, que garante segurança aos alunos independentemente das chuvas. Cada escola pode abrigar até 100 crianças e funciona de forma autônoma, com o auxílio de paineis solares para captar energia e um sistema que filtra água da chuva para usar no banheiro e torneiras. Clique aqui e saiba mais sobre as escolas flutuantes de Makoko:
 
Escola flutuante
 
Escola flutuante
 
Escola flutuante
  Todas as imagens © NLE
 

2. Fuji Yochien – Tóquio, Japão
 
A parte mais incrível da Fuji Yochien, uma escola em Tóquio, no Japão, é uma estrutura baseada em metal, vidro e madeira que foi construída pelo Tezuka Architects em volta de uma grande árvore. Utilizada tanto como sala de aula como espaço para brincadeiras e ponto de ônibus, a construção é fechada com vidro em sua metade, garantindo às crianças um divertido e criativo espaço para brincadeiras ao ar livre. Veja algumas imagens:
 
fuji-yochien1
 
fuji-yochien2
 
 

3. Macquarie University – Sydney, Austrália
 
Acredita-se que o espaço pode, sim, interferir na forma com que o aluno aprende. Portanto, na Macquarie University, em Syndey, na Austrália, um longo e complexo estudo levou à alteração das salas de aula. Centenas de mesas de madeira antigas foram transformadas em quadro-divisórias, criando ambientes de estudo mais flexíveis e convidativos.
 
muse1
 
muse2
 
muse3
  Fotos © Bennett Trimble
 

4. Xiaquon Elementary School – Xiaquon, China
 
A Xiaquon Elementary School foi criada para se parecer com uma mini cidade. Na composição do urbano, crianças têm a chance de experimentar e aprender de uma forma diferente. Até mesmo um labirinto, com passagens e ruelas, foi criado para provocar a curiosidade e a imaginação dos alunos. A escola foi construída pela própria comunidade em 2008, após um terremoto destruir o prédio original.
 
xiaquon3
 
xiaquon2
 
xiaquon1
  Fotos © Yao Li
 

5. Loop Kindergarten – Tóquio, Japão
 
Na Loop Kindergarten, localizada em Tóquio, no Japão, não há uma quina: todo o prédio é feito com base em círculos. Desenvolvida pelo SAKO Architects, a incrível estrutura é colorida por 18 tons diferentes, que indicam às crianças a separação de áreas. A escola foi pensada para as crianças e oferece um ambiente belíssimo e mais do que propício para o aprendizado. Veja algumas imagens:
 
loop-kindergarten2
 
loop-kindergarten3
 
loop-kindergarten4
  Fotos © Misae Hiromatsu
 

6. Green School – Bali, Indonesia
 
Todas as estruturas deste câmpus são feitas de bambu. Além disso, a maior parte da energia utilizada é limpa, coletada por meio de painéis solares ou por meio de um gerador hídrico. A Green School, em Bali, na Indonésia, tem como objetivo estimular a sustentabilidade e o faz adotando práticas ecológicas em todos os seus setores: das salas de aula aos ginásios e cantinas.
 
green-school1
 
green-school2
 
green-school3
  Fotos © Iwan Baan
 

7. Container Classroom – Cape Town, África do Sul
 
No subúrbio de Cape Town, na África do Sul, filhos de trabalhadores rurais conseguiram a chance de frequentar a escola graças à transformação de contêineres. Cada um deles é transformado em uma sala de aula que, embora pequena, traz tudo o que uma criança precisa para aprender. No modelo, cada escola-contêiner traz ainda uma pequena horta e um playground. O modelo pode permitir que mais escolas sejam criadas em regiões pobres do planeta.
 
escola-conteiner1
 
escola-conteiner2
 
escola-conteiner3
  Fotos ©
 

8. Vittra Telefonplan – Estocolmo, Suécia
 
Preparar as crianças para o mundo vai muito além de decorar tópicos e aprender equações. Para a escola Vittra Telefonplan, localizada em Estocolmo, na Suécia, formar um ser humano e sua personalidade exige experimentar, arriscar na tentativa e erro e descobrir-se. Por isso, a escola criou, em parceria com o arquiteto Rosan Bosch, alguns ambientes de aprendizado pra lá de incríveis. Espaços para estudo, trabalhos práticos e brincadeiras foram construídos para ampliar as oportunidades de desenvolvimento dos alunos. Leia mais sobre a proposta da escola aqui.
 
escola1
 
escola-suecia
  Fotos © Vittra Telefonplan
 

9. Orchard Gardens – Boston, EUA
 
Sabe o que tirou a Orchard Gardens, uma escola localizada em Boston, nos EUA, da lista das piores e mais violentas do estado? Aulas de arte. O diretor decidiu demitir funcionários da segurança e, com o dinheiro, investiu em aulas de arte, música e teatro. Além de passarem mais tempo na escola, os alunos tiveram a chance de estimular sua expressão criativa e empreendedora. A escola não só saiu da lista das piores como emplacou no ranking das melhores escolas do estado cerca de 2 anos após as mudanças. Saiba mais sobre essa incrível história clicando aqui.
 
escola5
 
escola4
 
escola3
  Fotos © Orchard Gardens
 

10. IslandWood – Seattle, EUA
 
Em grandes centros urbanos como Seattle, nos EUA, cada vez menos as crianças têm a chance de estar em contato e aprender com a natureza. Com isso em mente, foi criada a escola IslandWood, um centro de aprendizagem ao ar livre localizado em um espaço de 255 hectares. O objetivo é inspirar a aplicação de ciências e artes à natureza, incentivando práticas sustentáveis. Saiba mais sobre a IslandWood clicando aqui.
 
IslandWood-School-8
 
IslandWood-School-5
 
IslandWood-School-4
  Fotos © IslandWood











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário